Como conservar suas fotografias e recordações

Fotografar todos momentos importantes é algo imprescindível, mas como conservar suas fotografias e não perder belas recordações?

Guardar as fotos das pessoas que amamos, usar as fotos para relembrar momentos inesquecíveis e passar o tempo é simplesmente maravilhoso. Porém, nem todos esses momentos podem ser relembrados devido às fotos não estarem boas. Por isso, é importante conservar suas fotografias.

Hoje, mesmo com o mundo digital, muitas pessoas ainda gostam de ter as suas fotografias em mãos para relembrar bons momentos. Além disso, o material está sempre melhor, aumentando também o preço dessas fotografias.

Para você que gosta de ter as suas fotos impressas, ou para quem trabalha nessa área é importante saber como conservar suas fotografias. Pois assim, será possível tê-las por muitos anos, sem ter a sua imagem prejudicada.

A seguir, daremos algumas dicas de como você pode ter as suas fotos sempre nítidas sem nenhuma mudança em sua imagem. Pois, sabemos que com o tempo pode haver corrosão das fotos e mudança de cor por causa da forma e o tempo em que está guardado.

como conservar suas fotografiasDicas para conservar suas fotografias e não perder suas recordações

  1. Para conservar as suas fotos

Para conservar suas fotografias de forma adequada é preciso fazer muita atenção ao local que irá guardar. Lugares com muita claridade não é o ideal, pois pode desbotar. Além disso, é preciso fugir de lugares muito úmido, pois as chances de ter algum problema com as fotos são grandes.

Aliás, lugares úmidos não é indicado para guardar nada.

  1. Digitalização das fotos

Uma boa dica é você digitalizar todas as suas fotos. Se você já tiver as suas fotos digitalizadas melhor ainda. Claro que isso não impede de imprimi-las. Porém, quando temos as fotos digitalizadas, se ocorrer algum problema com a foto impressa é possível imprimi-la novamente.

A foto digitalizada pode ser guardada de diferentes formas, podendo optar por Cds, pendrive, pasta no e-mail e até mesmo no computador. Porém, também é preciso fazer atenção. Escolha um lugar seguro, se escolher o pen drive, por exemplo, é importante sempre deixar em um lugar seguro, o mesmo ocorre com os cds.

  1. Fotos antigas

É preciso ter muito cuidado com as fotografais antigas, pois para conservar suas fotografias antigas é preciso deixar longe de caixas de papelão, couro ou de madeira, uma vez que passam muita umidade. Lembre-se que a umidade é uma das principais inimigas das fotografias.

Além disso, as caixas de papelão e a madeira, por exemplo, podem permitir que prolifere fungos, bactérias e cupim. Todos esses fatores podem acabar com as suas fotografias. Por isso, deve-se fazer muita atenção.

como-conservar-suas-fotografias

  1. Álbuns

A melhor opção para quem deseja montar um álbum é comprar os que têm plásticos magnéticos, uma vez que eles ajudam a conservar suas fotografias. Dessa forma, é possível evitar o amarelamento das fotografias.

A melhor forma de guardar o seu álbum de fotos é na horizontal, pois assim evita-se deformações. E sempre deve ser guardado em local seco, bem ventilado e fresco.

Separar os álbuns por temas é uma ótima forma de organizar as suas fotos. Se houver necessidade de fazer algum tipo de anotação, a melhor forma é anotar no verso, usando sempre uma caneta apropriada. As canetas normais podem escorrer e deixar tudo borrado, estragando a sua foto.

E para finalizar

Para conservar suas fotografias sempre fique atento a todas essas dicas. Às vezes, com atitudes simples e alguns cuidados podemos ter as nossas fotos coma gente para sempre. Seja foto impressa, foto digital ou foto digitalizada, é preciso sempre manter as fotografias bem guardadas.

Reservar um local da casa só para elas é uma ótima opção. Pois, dessa forma, elas ficam muito mais organizadas, sendo muito mais fácil de encontrá-las na hora de que desejar revê-las.

Quer mais dicas sobre fotografia?

Leia também:

6 dicas para garantir um foto de qualidade

7 lugares inusitados para fotografar

 

Imagens retiradas do Pixabay.