Dicas para books de fotografia infantil

Fazer books de fotografia infantil vem se tornando mais populares a cada dia.

Pais e mães querem registrar o crescimento e os momentos especiais da infância dos seus pequenos, e para isso nada mais incrível do que fotos de um profissional da área.

O problema é que não é assim tão fácil conseguir registros excelentes quando se trata de crianças. É preciso muito preparo, conhecimento e paciência para conseguir alcançar um bom resultado.

Para te ajudar listamos a seguir algumas dicas ímpares, para tornar os seus books de fotografia infantil incríveis. Essas dicas se aplicam tanto para o seu portfólio quanto para os seus clientes! Confira!

6 dicas para Criar Books de Fotografia Infantil

dicas para books de fotografia infantil

1 – Para books de fotografia infantil prefira as manhãs

Crianças costumam ser mais bem humoradas quando acordam, o que significa que pela manhã elas estarão muito mais bem dispostas para colaborar com o seu trabalho.

A tarde e à noite já complica um pouco mais. A tarde muitos dos pequenos dormem e à noite a iluminação é péssima, então fica mais difícil. Se puder faça de manhã sem pestanejar!

2 – Fotografe os pequenos quando eles estiverem bem alimentados

A criança com fome costuma ficar muito impaciente e rabugenta, assim como o adulto com fome, mas o adulto costuma ter (um pouco) mais de auto controle nessas situações.

Tende sempre manter o pequeno bem alimentado, tanto antes da sessão quanto durante. Aliás, não vá dar nada que o suje, a não ser que essa seja a sua ideia inicial para algum dos books de fotografia infantil (como é o caso do smash the cake, por exemplo).

3 – Procure deixar as crianças muito confortáveis

Aquela roupa que aperta, pinica e que a criança nunca usou na vida pode parecer uma opção ótima visualmente falando para um dos books de fotografia infantil, mas certamente causará estragos porque deixará o modelo infeliz – e tudo que você não quer é uma criança irritada numa sessão de fotos!

Sendo assim, busque roupas dentro do armário mesmo, que elas já gostem um montão e que as deixem bem à vontade e livres para serem elas mesmas. Assim as suas fotos serão muito mais bonitas!

4 – Tire foto com os pequenos também

Uma forma de descontrair e de deixar o ensaio ainda mais íntimo é tirar foto junto com os filhos. Se você está fotografando os seus pequenos pare tudo e peça que alguém tire fotos deles, mas se você é o profissional insista para que os pais saiam dos bastidores e participem também!

Normalmente as crianças são as estrelas das fotos da família por um longo tempo e às vezes parece que nem tem pai e mãe, o que é triste. Quando eles crescerem vão sentir falta dessa presença em seus registros.

5 – Seja livre criativamente

 

book de fotografia infantil

Às vezes os lugares mais inusitados nos dão as fotos mais bonitas, os lugares mais incríveis nos presenteiam com fotos espetaculares e em algumas ocasiões raras o modelo infantil se prova maravilhosamente fotogênico.

Isso não é milagre, normalmente é obra de um fotógrafo interessado, participativo e animado, que deixa a imaginação fluir e encontra oportunidades onde mais ninguém vê! Se permita ser criativo e tenha liberdade artística para desenvolver os books de fotografia infantil! Isso faz toda a diferença entre ensaios inócuos e ensaios cheios de alma e beleza!

6 – Não distraia os pequenos

Crianças já são facilmente distraídas. Se houverem outras câmeras ou atrativos no set que não eram para estar ali tudo pode ir por água abaixo! Evite todo tipo de objeto e movimento que possa desconcentrar!

Fazer books de fotografia infantil definitivamente não é uma tarefa fácil, mas os resultados podem surpreender com seu esforço e a sua dedicação!

Aproveite essas dicas a arrase!

 

P.S: As imagens utilizadas nesse post foram retiradas do site www.pixabay.com São liberadas e livres de direitos autorais.